De acordo com o coordenador da Pesquisa TER, Marcos Fleming, as cidades visitadas pela frente apresentam diferenças que devem enriquecer os resultados. "Serão cinco cidades em cada região. Entre essas cinco, buscamos sempre pelo menos duas cidades em que haja algum programa de incentivo ao uso de bicicletas, e outras que não tenham essa cultura", explica.
![]() |
Aluno testa a bicicleta da pesquisa em Buritis (MG), onde foi realizado o projeto piloto. Foto: Arquivo CEFTRU |
Aprendizagem e preparação
Na última semana, entre os dias 25 e 28 de abril, uma equipe esteve em Buritis, interior de Minas Gerais, para realizar o projeto piloto da pesquisa. A líder da frente da bicicleta, Mariana Moura, acompanhou o trabalho. "Fomos muito bem recebidos na cidade, as bicicletas chamaram atenção. Dos alunos que participaram, muitos elogiaram a leveza do equipamento", aponta.
![]() |
A equipe reunida em Buritis. Foi necessário fazer alguns ajustes nas bicicletas após a chegada à cidade. Foto: arquivo CEFTRU |
![]() |
Bicicletas preenchem o pátio de uma das escolas visitadas na pesquisa piloto. Foto: Arquivo CEFTRU |
Veja abaixo as cidades visitadas pelas cinco equipes da frente de pesquisa da bicicleta escolar:
Equipe 1 - Norte: Brazlândia (DF), Porangatu (GO), Guaraí (TO), Xinguara (PA), Rondon do Pará (PA)
Equipe 2 - Nordeste: Santa Rita (MA), Castelo do Piauí (PI), Bom Sucesso (PB), Barreiros (PE), Jaborandi (BA)
Equipe 3 - Centro-Oeste: Cassilândia (MS), Cáceres(MT), Corumbiara (RO), Campo Novo do Parecis (MT), Nova Xavantina (MT)
Equipe 4 - Sudeste: Pedro Canário (ES), São Fidélis (RJ), Redenção da Serra (SP), Paraguaçu Paulista (SP), Pompéu (MG)
Equipe 5 - Sul: Igrejinha (RS), Capela de Santana (RS), Taió (SC), Palotina (PR), Astorga (PR)
Alunos recebem bonés da Pesquisa de Transporte Escolar Rural
Em cada município que visita, a a frente do barco da Pesquisa de Transporte Escolar Rural costuma acompanhar pelo menos quatro rotas de barco até escolas em lugares que apresentam maior complexidade nos trajetos. As rotas geralmente levam entre 10 e 25 alunos, e ao final de cada uma delas, o barqueiro local e os estudantes transportados recebem de brinde bonés da pesquisa.
![]() |
Em Faro (PA), alunas brincam na lancha escolar proposta pelo MEC após receberem os bonés da pesquisa. Fotos: Fábio Tito |
![]() |
A pesquisadora Amanda Odelius entrega bonés ao fim de uma rota em Itacoatiara (AM). Foto: Fábio Tito |
Dois alunos transportados em cada rota são entrevistados voluntariamente para a pesquisa. Para que não influa na participação dos estudantes, os brindes são dados apenas ao final de cada rota, sem aviso prévio. O trabalho de campo sobre o uso de bicicletas no transporte até a escola também distribuirá bonés para os alunos participantes.
A produção dos bonés distribuídos pela pesquisa foi oferecida em uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), além de outras associações do ramo ligadas à ABIT. Foram confeccionadas 3 mil unidades, sendo 1.500 para a frente de pesquisa do barco escolar e outros 1.500 para a da bicicleta.Por Fábio Tito, de Manaus
Nenhum comentário:
Postar um comentário