quarta-feira, 17 de março de 2010

UnB e FNDE iniciam pesquisa sobre custo do transporte escolar aquaviário

Começou em 13/03 a pesquisa de campo sobre os custos do transporte escolar aquaviário, a ser realizada em nove municípios espalhados por todo o território nacional. Doze pesquisadores do Ceftru, divididos em três equipes estão percorrendo nove municípios nesta etapa da coleta de dados. A etapa de coleta de dados deve terminar em 18/04.

O objetivo da pesquisa é validar a metodologia proposta para estimar o custo de transportar cada aluno que utiliza o Transporte Escolar Rural no modo Aquaviário (marítimofluvial e lacustre). A equipe vai analisar, a partir da coleta de dados, as variáveis e coeficientes de consumo que subsidiam o cálculo do custo operacional do transporte escolar. O custo do transporte aquaviário deve contemplar todos os custos, fixos e variáveis, envolvidos na prestação do serviço, sua manutenção, operação e a remuneração do capital investido, incluindo impostos e taxas.

A pesquisa deve apontar também informações que caracterizam a frota em relação ao tipo de embarcação, a quantidade de barcos utilizados, à idade, à capacidade de passageiros, ao tipo de motor e ao material empregado na construção da embarcação. Para se obter o custo do transporte escolar aquaviário também será necessário coletar informações sobre a propriedade das embarcações, os salários de condutores, monitores e mecânicos, a quantidade de alunos transportados por turno de aula, o tempo gasto para realizar as rotas (ida e volta) e os consumos das embarcações.

A coleta de dados será realizada em 10 municípios, sendo 1 piloto mais 9 municípios. A pesquisa piloto ocorreu entre os dias 20 e 24 de fevereiro no município de Paranaguá, no litoral do Paraná.. E agora, os pesquisadores estarão também em Orós (CE) Tucuruí e Santarém, (PA) Mazagão (AP) Corumbá (MS), Iranduba (AM), Barão de Melgaço (MT) e Guaraqueçaba (PR). Os pesquisadores divididos em três grupos devem percorrer em rotas e em embarcações com características distintas para que a metodologia desenvolvida no Ceftru seja testada de várias maneiras.

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