terça-feira, 16 de março de 2010

Pesquisadores da UnB chegam a Abaetetuba

A pesquisa sobre o transporte escolar aquaviário chega a sua segunda cidade após uma viagem de 5h. Em Abaetetuba, no Pará, os pesquisadores devem caracterizar o transporte realizado pelas embarcações locais e compreender a gestão do transporte escolar da cidade. No primeiro contato com o município os pesquisadores se encontraram com o vice-prefeito, Ronald Margalho, com o secretário de educação, Jéferson Felgueiras, e com a coordenadora do transporte escolar, Conceição Bragança, para discutir sobre a complexidade do transporte escolar no município. Abaetetuba possui 72 ilhas sob a sua administração e necessita atender cerca de 14 mil estudantes com o transporte escolar rural.

Para Jerferson Felgueiras, secretario de educação de Abaetetuba, sem o transporte escolar não seria possível cumprir a legislação vigente. “O transporte escolar é fundamental para garantir o acesso e a permanência do aluno na escola. Sem ele a evasão escolar seria muito grande. É por este motivo que não medimos esforços para garantir este direito”. Para o transporte escolar aquaviário em Abaetetuba são utilizados rabeta; pópópó (canoa com motor); e “motor”, embarcação para 35 pessoas.


Pesquisadores se encontram com gestores do transporte escolar de Abaetetuba

Localizado na região nordeste do Pará e na microrregião de Cometa, Abaetetuba possui um população estimada em 139 mil habitantes, sendo que quase 50% estão localizados na zona rural. O município possui, aproximadamente, 192 escolas municipais, apresentando uma taxa de alfabetização da ordem de 81,9%, com um índice de evasão escolar de 4%, para os que possuem idade 7 a 14 anos, e de 13,10%, para os jovens de idade entre 15 e 17 anos, como aponta o censo escolar de 2009. Dos 53 mil alunos matriculados nas escolas municipais, 11 mil utilizam o transporte escolar aquaviário.

Durante as atividades de campo, os pesquisadores devem acompanhar entre 8 e 10 rotas escolares, percorrendo trechod na costa, nas ilhas e no município sede. A pesquisa em Abaetetuba terá duração de cinco dias e está prevista para ser concluída no próximo dia 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário