segunda-feira, 22 de março de 2010

No município de Breves, no Pará, a embarcação é parte da rota para as escolas

 No  maior e mais importante município da Ilha do Marajó, Breves, mais de 7 mil alunos  não têm acesso ao transporte escolar. Há 16 mil estudantes no município e destes 9 mil são atendidos com transporte escolar rural. Pelo menos  44% dos estudantes que dependem de embarcações para chegar à sala de aula. Os pesquisadores do barco Natureza estão em Breves desde o dia  19/03 para acompanhar as rotas escolares e testar a lancha de transporte escolar desenvolvida pela Marinha do Brasil.
Com uma população de 101 mil habitantes, dos quais 37 mil estudantes, o município localizado a sudoeste da Ilha possui 300 escolas, sendo que 225 estão espalhadas por quatro distritos rurais onde estudam mais de 16 mil estudantes, todos dependentes do transporte realizado pelas embarcações. Segundo Carlos Alberto Brasil, coordenador da Educação Rural do Município de Breves, apenas 9 mil alunos são atendidos pelo serviço de transporte escolar rural e os alunos que utilizam embarcação próprias, como a canoa, não são considerados alunos que utilizam o serviço.
Localizado a 158 quilômetros da capital paraense, Breves tem 300 escolas e executa 600 rotas, dividas entre as escolas na sede do município e nos distritos de Sede Rural, Curumu, Antônio Lemos e São Miguel. Os pesquisadores, até o dia 22 de março, acompanharão 4 rotas para caracterizar o tipo de embarcação utilizada pelos estudantes, a distância, o tempo e o trajeto dos percursos escolares. O município é o terceiro a ser caracterizado pelos pesquisadores do CEFTRU que estão em campo na amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário