segunda-feira, 15 de março de 2010

Duas rotas escolares percorridas pelas lanchas em Santa Cruz do Arari

Os pesquisadores percorreram duas das 15 rotas escolares existentes em Santa Cruz do Arari – município localizado na Ilha do Marajó, no Pará. A primeira viagem, executada na lancha 2, pela líder da pesquisa Renata Maia, e pelos pesquisadores Amanda Odelius e Diego Baravelli foi acompanhada pelo secretário de educação local, Jorge Feio, e percorreu um trecho conhecido por “Porto Alegre/Carimbo/Vila do Jenipapo. Na primeira rota escolar selecionada foram transportados três estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora do Brasil, do ensino fundamental. O acompanhamento da rota foi realizada no dia 10 de março.
Durante as atividades programadas pela a pesquisa, foram entrevistadas a diretora da escola, duas crianças e uma professora. A rota foi percorrida em 20 minutos pela lancha escolar desenvolvida pela Marinha do Brasil em um trecho que levaria cerca de 1h com uma embarcação do tipo rabeta, própria da região. Os pesquisadores também fizeram o percurso utilizando o transporte escolar local, uma canoa com motor.

Segundo grupo: A equipe formada pelo gerente da pesquisa, Marco Fleming e pelos pesquisadores, André Di Mônaco e Marcelo Bousada percorreu a rota “Tartaruga”, uma distância de 45 km até a escola Eurípides Mendes Pamplona. Durante o percurso, que só utilizou a lancha desenvolvida pela Marinha do Brasil, os pesquisadores entrevistaram duas crianças, uma de 4 anos e outra de 11 anos.

Pesquisador Diego Baravelli no veículo utilizado para o transporte escolar em Santa Cruz do Arari

Nenhum comentário:

Postar um comentário