segunda-feira, 22 de março de 2010

Pesquisadores se encontram com os gestores do transporte escolar de Breves


Apresentação da pesquisa em Breves.Foto-Efraim Neto
 O barco Natureza está atracado no município de Breves desde o dia 18,  equipado para servir de apoio  aos pesquisadores do transporte escolar aquaviário.
O prefeito de Breves, José Antônio Leão, se reuniu com os pesquisadores juntamente com o coordenador de educação rural do município, Carlos Alberto Brasil.
A líder da pesquisa, Renata Maia-Pinto, Marcelo Bousada, líder da pesquisa de campo, e Marcos Flemng, gerente da pesquisa, se encontraram  em 19/03 com os gestores do transporte escolar do município de Breves. Durante o encontro, realizado na Secretaria de Educação de Breves (SEMED), os pesquisadores apresentaram os objetivos da pesquisa e as atividades que serão desenvolvidas durante os 4 dias em que o barco Natureza estiver  no município. O encontro com Lucyjane Macedo, diretora de ensino, e com Carlos Alberto Brasil, coordenador da educação rural, serviu para que os pesquisadores planejassem as rotas a serem executadas na zona rural do município.
Técnicos da Semed visitam o barco - Fotos-Efraim Neto
Dividido em 4 distritos – Sede Rural, Antônio Lemos, São Miguel e Curumu -, Breves apresenta diversas dificuldades no que se refere ao transporte escolar rural, sendo os principais problemas a distribuição de rotas, distância e tempo de execução, carência de embarcações, e combustível. Com o objetivo de compreender melhor essas dificuldades, os pesquisadores executarão 4 rotas escolares na zona rural, sendo as duas primeiras: Escolas Ivo Mainardi no distrito de Antônio Lemos, e a Escola Nova Jerusalém no distrito da Sede Rural. A primeira escola possui 650 alunos, divididos em quatro turnos e conta com três barqueiros para a execução do transporte escolar. A escola Nova Jerusalém possui 120 alunos divididos em dois turnos. As duas escolas dependem integralmente do transporte escolar aquaviário e as rotas com os pesquisadores serão executadas na segunda-feira, 22.
Prefeito – No período da tarde, os pesquisadores se encontraram com José Antônio Leão, prefeito de Breves, e Carlos Alberto Brasil, coordenador de educação rural, para apresentar o planejamento que foi desenvolvido após o encontro no turno da manhã. Na atividade, Marcos Fleming, gerente da pesquisa, apresentou o histórico do estudo sobre transporte escolar rural, falou da pesquisa com ônibus escolar realizada no ano passado e do desenvolvimento das lanchas escolares, além  das perspectivas sobre a caracterização das embarcações. No encontro o prefeito Leão informou que o motor a gasolina não é a melhor opção para o município, pois o acesso e o preço do combustível não tornariam viável o seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário