terça-feira, 1 de junho de 2010

Ubatuba, no litoral norte paulista, impressiona pelo número de bicicletas nas escolas

Não foi difícil constatar a predominância das bicicletas no transporte em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. A equipe da região Sudeste na frente de pesquisa da bicicleta escolar chegou à cidade na terça-feira, dia 25, e ficou impressionada com o enorme bicicletário da escola municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Mais de 300 bicicletas preenchem o bicicletário durante
a manhã na escola Tancredo Neves. Foto: Fábio Tito
 Segundo a diretora do colégio, Maria de Fátima Souza Barros, mais de 80% dos alunos pedala para ir às aulas. "É um excelente meio para chegar à escola. Além de ser ecologicamente correto, garante a atividade física e promove a saúde dos alunos", afirma. Ela cita um exemplo de como a bicicleta é de fato parte da cultura local. "Sempre que fazemos alguma festa com sorteio, colocamos uma bicicleta como prêmio. É o que faz mais sucesso entre as crianças", conta.
Durante a passagem por Ubatuba, o blog TER Pesquisa acompanhou a rotina de Antônio Carlos do Carmo Júnior, de 13 anos, em seu trajeto até a escola. Ele mora com os pais no bairro de Perequê-Açu, e pedala todo dia até o Centro, onde fica o colégio Tancredo Neves. Ana Cristina Araújo Silva, de 37 anos, é a mãe de Antônio e explica que há pouco mais de um ano a bicicleta passou a ser o principal meio de transporte do filho. "Só a partir de 2009 começamos a deixar o Júnior fazer esse trajeto todo dia. Antes ele ainda era muito novo, e o trânsito aqui é perigoso", afirma a mãe, zelosa.
Hoje o adolescente chega a percorrer a distância entre a casa e a escola até seis vezes no mesmo dia, quando há atividades à tarde e/ou à noite. "O pessoal que anda de bike realmente não costuma respeitar algumas regras. É comum ver gente andando na contramão ou fora das ciclovias, atrapalhando o trânsito", afirma Antônio.
Na saída do colégio, a esquina é preenchida por diversas bicicletas. Antônio aprovou a bicicleta testada durante a pesquisa. Foto: Fábio Tito
Antônio testou o protótipo da bicicleta escolar proposta pelo MEC na quarta-feira (26), e elogiou o desempenho da bicicleta. "Ela é bem leve e fácil de pedalar. Não tem marchas como a minha, mas aqui em Ubatuba o terreno é muito plano então não faz diferença", avalia.
Por Fábio Tito, de Ubatuba
Edição: Elza Pires de Campos

2 comentários:

  1. Olá, eu sou Antonio Carlos.
    Adorei muito ter participado. Foi uma experiência nova para mim.
    Parabéns a equipe!!!

    ResponderExcluir
  2. Visitem meu Blog.
    Postei uma matéria sobre o projeto, com a minha participação.

    http://antoniocarlos-tawlv.blogspot.com/

    Obrigado, atenciosamente Antonio Carlos Junior

    ResponderExcluir