quinta-feira, 10 de junho de 2010

Equipe da região Sul chega a Arapongas (PR) para realizar pesquisa da bicicleta escolar

No sábado, dia 5 de junho, a equipe da região Sul na frente de pesquisa da bicicleta escolar chegou a Arapongas, interior do Paraná. A ideia inicial era realizar o estudo no município de Astorga, a 14 km da cidade. Entretanto, o uso da bicicleta não é muito comum em Astorga, enquanto as bikes fazem parte da paisagem em Arapongas - o que levou a coordenação da pesquisa a substituir um município pelo outro no trabalho.
Rente ao estacionamento específico para motos, um homem utiliza a ciclofaixa. À direita, uma das esquinas preenchidas por bicicletas no centro de Arapongas. Fotos: Fábio Tito
Bicicletas e motos preenchem as ruas, por vezes fazendo dos carros minoria. Algumas vias principais possuem ciclofaixa, e nas esquinas do centro há pontos de estacionamento de bicicletas. Apesar de Arapongas parecer uma ótima cidade para receber a pesquisa, não foi bem isso que disse Irahi Germanovisk, secretária municipal interina de Educação. A equipe conversou com a secretária na manhã de segunda-feira (7). "Aqui o transporte escolar é todo feito por ônibus, vans e kombis. Os pais preferem desta forma, porque é mais seguro - tanto na zona urbana quanto na rural", antecipou.
No mesmo dia, os pesquisadores conheceram Leandro Camparoti, coordenador de transporte escolar em Arapongas e professor da rede pública. "Mesmo na zona urbana, é comum que o ônibus ou a van apanhe alunos que moram próximos à escola, no mesmo bairro. É uma comodidade. Mas há escolas que têm, sim, estudantes que preferem pedalar", conta.
O bicicletário da escola não fica lotado, mas mostra que
há quem prefira pedalar para ir às aulas. Foto: Fábio Tito
Foi através da indicação do professor que a equipe chegou à escola estadual Júlia Wanderley, no centro de Arapongas. As bicicletas no pátio mostravam que havia trabalho pela frente. Após fazer entrevistas com a diretora e uma professora da escola, a equipe entrevistou dez alunos que não utilizam a bicicleta para ir às aulas.
Quanto aos que costumam pedalar até o colégio, é a diretora ou a professora entrevistada quem geralmente indica esses alunos para participarem do estudo e testarem uma bicicleta da pesquisa. No mesmo dia a equipe vai até a casa de cada aluno para convidá-lo a participar do estudo, entrevista o pai ou a mãe e entrega a bicicleta para ser usada no dia seguinte.
Por Fábio Tito, de Arapongas
Edição: Elza Pires de Campos

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