sexta-feira, 18 de junho de 2010

Paixão por bicicletas (e som automotivo) em Arapongas

Hiogo e a bicicleta da pesquisa.
Ao fundo, as outras bicicletas
da família. Foto: Fábio Tito
Um dos alunos que participou da pesquisa sobre bicicleta escolar em Arapongas foi Hiogo Murilo da Luz, de 15 anos - um verdadeiro apaixonado por bicicletas. "As duas coisas que eu gosto mais são bicicleta e som automotivo", conta. Desde o ano passado, Hiogo trabalha como aprendiz durante a tarde na oficina de marcenaria do pai, que fica ao lado de casa. E ele gosta de investir parte do salário em suas duas paixões.
Mas enquanto os gastos com som automotivo vão para o carro do pai, as modificações na bicicleta parecem ser mais bem aproveitadas pelo garoto. "Já troquei aros, guidão, pés de vela, pedais, banco, pneus, corrente, manetes e outras coisinhas. Em um ano foram mais de R$ 1 mil nessas alterações", afirma. E Hiogo faz jus aos investimentos. "Pedalo pela cidade inteira - dependendo do dia, ando mais de 10 km. E tenho amigos que gostam também, sempre vamos ao Parque dos Pássaros para fazer manobras", diz, animado.
Quando um pneu fura, é o próprio garoto quem
faz o conserto na oficina do pai. Foto: Fábio Tito
A facilidade de ter a oficina do pai ali ao lado também é usada em favor da paixão do adolescente. "Quando o pneu fura, eu mesmo conserto aqui na oficina. Só quando é alguma coisa mais séria que eu levo pro bicicleteiro", explica. Até na bicicleta da pesquisa Hiogo fez uns ajustes. "O paralamas estava saindo fácil e pegando no pneu da frente, mas apertei uns parafusos e ficou melhor", diz. Ele elogiou a bicicleta testada, mas não substituiria a sua tão cedo. "Fiz as modificações na minha e a deixei do jeito que eu queria, personalizada. Mas a bicicleta da pesquisa é boa, com certeza muitos alunos gostariam de ter uma", considera.
Por Fábio Tito, de Arapongas
Edição: Elza Pires de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário