quarta-feira, 9 de junho de 2010

Após último dia de pesquisa, Porto Velho (RO) recebe as lanchas escolares usadas na expedição

O ônibus que faz a segunda parte
do trajeto na rota acompanhada
pela pesquisa. Foto: Diego Baravelli
Na quarta-feira (2), último dia em campo da frente de pesquisa do barco escolar, a equipe acompanhou uma rota escolar que leva alunos até a escola municipal Chiquilito Erse. O colégio fica na comunidade de Aliança, localizada à margem do rio Madeira e a 50 km da cidade de Porto Velho. Na rota, o ponto final do percurso feito no rio Madeira não é a escola. Os alunos fazem de lancha apenas a primeira parte do trajeto, e depois seguem de ônibus por estradas de terra até o colégio.
O blog TER Pesquisa visitou a escola municipal Deigmar Moraes de Souza, na comunidade de Cujubim Grande, e viu como programas federais têm ajudado a melhorar não só a vida escolar, mas também comunitária no local. Luiz Pereira Braga, de 51 anos, é o diretor do colégio e falou sobre as oficinas extracurriculares oferecidas no programa Mais Educação. "Estamos com a oficina de horta e vamos começar outras, como música e dança. As melhorias já são visíveis no desempenho, comportamento e assiduidade dos alunos", afirma. São 120 estudantes inscritos no programa. As atividades são sempre no horário oposto às aulas, e alguns recebem o almoço na escola para não precisarem voltar para casa no meio tempo.
Alunos participam da oficina de horta, parte do
programa Mais Educação. Foto: Fábio Tito
Marcos Fleming (dir.) entrega as chaves das lanchas escolares
a Edimar Oliveira no porto da cidade. Foto: Fábio Tito
Na tarde do mesmo dia, a equipe foi até o porto da cidade para a entrega das lanchas testadas ao longo dos quase três meses de pesquisa em campo. Marcos Fleming, coordenador do estudo, entregou as chaves das duas embarcações a Edimar Oliveira, chefe de aparelhamento de projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação. Por possuir sistema terceirizado de transporte escolar, a secretaria ainda estuda a maneira como as lanchas escolares serão utilizadas para implementar melhorias nesse sistema.
Por Fábio Tito, de Porto Velho
Edição: Elza Pires de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário