quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pesquisa sobre TER vai a campo

Desde janeiro, pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento estão trabalhando na pesquisa Transporte Escolar Rural (TER). A pesquisa foi dividida em etapas e começou com a realização da contextualização do transporte escolar rural aquaviário em relação a outros transportes e à área da educação. Em sua segunda etapa, chamada fase de caracterização, a equipe do CEFTRU está avaliando o desempenho do transporte escolar rural nas modalidades aquaviário e bicicleta.

A pesquisa TER vem sendo realizada nas modalidades: custo/aluno, avaliando 9 cidades; barco escolar, percorrendo 16 cidades na bacia amazônica; bicicleta, passando por 25 cidades nas cinco regiões do país. Para a caracterização e avaliação do transporte escolar rural, os pesquisadores de campo devem entrevistar e aplicar questionários a alunos, pais, professores, diretores de escola, gestores dos municípios e condutores. A aplicação dos questionários serve para que os pesquisadores compreendam o uso do transporte escolar. Cada questionário possui entre 6 e 11 perguntas, para cada um dos participantes.

Para Willer Carvalho, engenheiro civil e um dos gerentes do projeto, a importância da pesquisa se dá no momento em que ela ajuda a melhorar a compreensão do uso do transporte escolar. “A pesquisa com o barco e bicicleta nos ajudará a compreender melhor a realidade da operação do transporte escolar rural e a avaliar a adequação dos veículos que são utilizados nesta atividade, considerando tanto os seus aspectos técnico-operacionais quanto às percepções por seus envolvidos”.

Durante a pesquisa sobre transporte escolar aquaviário a expedição vai percorrer 64 rotas escolares, quando serão entrevistados: 256 alunos; 128 pais de alunos; de 32 a 40 professores; de 32 a 40 diretores de escolas; 32 a 40 barqueiros; 16 secretários de educação; 16 coordenadores do transporte escolar; e 16 prefeitos.

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