quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

FNDE e UnB pesquisam o Transporte Escolar Rural do Brasil

Desenvolvida pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transporte (Ceftru), da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a pesquisa sobre o transporte escolar rural teve início em 2005 e faz parte do Programa Caminho da Escola.  O objetivo é caracterizar e aprofundar o conhecimento sobre o transporte escolar rural. A etapa de pesquisa de campo será desenvolvida nas modalidades custo/aluno,  transporte aquaviário e transporte por bicicletas, dando continuidade   aos trabalhos realizados em 2009 para a caracterização do transporte feito por ônibus escolares em todo o Brasil

A proposta de um levantamento de dados e da caracterização do transporte escolar rural surgiu a partir da necessidade de  renovar a frotas que atende a quase 7 milhões de estudantes no País. Em sua primeira fase o programa Caminho da Escola, do FNDE,  iniciou um projeto de financiamento para renovação da frota escolar, mas era necessário também oferecer uma solução veicular correspondente às especificidades apresentadas pela realizada do campo nas diversas regiões brasileiras.

A pesquisa do transporte escolar  será realizado em todas as regiões do país a partir do seguinte contexto: custo/aluno, avaliando 9 cidades; aquaviário, percorrendo 16 cidades na bacia amazônica; bicicleta, passando por 25 cidades, 5 em cada região; e, por último, gestão, analisando 6 cidades. Os pesquisadores da modalidade custo/aluno já estão em campo, desde o último dia 20. A pesquisa sobre transporte aquaviário terá início no dia 08 de março; e, da bicicleta no começo de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário